segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NOTÍCIAS da ASSAMAPAB

Coloque na agenda: próximo dia de campo sobre as intervenções nas árvores e nascentes nesta quinta-feira, 28/10, às 9h, ponto de encontro: espaço de leitura.







Nascentes




Em visita realizada no sábado, 24/10, na área das nascentes, o assessor técnico voluntário da Assamapab, engenheiro Titus, apresentou in loco para o grupo de frequentadores presentes as mudanças propostas pela Assamapab ao projeto do DAEE e administração do parque. Titus fez um relato das reuniões ocorridas com os técnicos responsáveis pela obra e as mudanças já consensadas em relação ao projeto original.


A Assamapab defende que a obra deve ter o mínimo de impacto, garantir a integridade das nascentes e vegetação, redução da área impermeabilizada, existência de um programa de educação ambiental elaborado em parceria com a ASSAMAPAB , controle do acesso a Área de Proteção Permanente e assinatura de um termo de respeito as alterações propostas pela comunidade.


Manejo de árvores, vegetação e jardins


O grupo de freqüentadores, que vem discutindo o manejo arbóreo do parque, esteve reunido novamente na terça-feira, 19/10, para realizar uma visita técnica com duas especialistas independentes convidadas pela ASSAMAPAB que analisaram as podas realizadas pela empresa contratada pela Secretaria de Agricultura e verificaram as condições das árvores que estão marcadas com tinta vermelha e que deverão ser removidas pela administração do parque.


Após a visita ficou claro que:


A falta de um Plano de Manejo Arbóreo e a ausência de um corpo técnico fixo, permanente, no quadro de funcionários lotados na administração do parque para acompanhamento diário, rotineiro para a manutenção da saúde fitossanitária das árvores, ao longo dos anos, trouxe graves prejuízos ao maciço arbóreo do parque.


Diante desta análise prévia fica claro que é urgente a elaboração deste plano técnico de manejo arbóreo , consensado com os frequentadores bem como a contratação imediata de técnicos concursados com formação em botânica, geologia e paisagismo para ficarem no quadro fixo de funcionários do parque . Plano de manejo arbóreo que deve ser seguido independente das mudanças que ocorrerem nas diversas equipes gestoras à frente do Água Branca .Sem estas duas ações, qualquer intervenção ambiental realizada hoje no parque será rapidamente perdida !

Estas questões serão a pauta central deste próximo encontro marcado para esta quinta feira, 28/10, às 9h, no Espaço Leitura. Os interessados no acompanhamento das intervenções arbóreas e das nascentes que estão ocorrendo no parque e que quiserem participar devem confirmar sua presença via o email: assamapab@uol.com.br

Considerações sobre as obras no Parque da Água Branca

A ASSAMAPAB é a favor:
1- Da recuperação dos prédios tombados
2- Da implantação urgente de um Conselho Gestor Deliberativo com participação igualitária de representantes dos freqüentadores e do poder público a fim de evitar que quem estiver a frente da gestão do parque faça intervenções que venham a se contrapor a um plano diretor , ao tombamento do Parque
3- Da implantação de um plano diretor construído com a participação dos freqüentadores que garanta a perenidade dos investimentos públicos dotados para a manutenção deste Patrimônio Histórico, Ambiental e Arquitetônico que é o Parque da Água Branca
4- Da implantação imediata de um plano de manejo ambiental para a preservação da saúde e qualidade da fauna e flora do parque
5- Da preservação da área de APP intacta a fim de resguardar as “Nascentes do Água Branca”

Notícias do coletivo do movimento
No sábado, dia 23/10, ocorreu nova reunião geral do coletivo dos frequentadores. Nesta reunião esteve presente o promotor do meio ambiente Washington Luís Lincoln de Assis que acompanha o caso. 
Provavelmente deverá ocorrer uma audiência pública já em novembro com o objetivo de aprovar um Termo de Ajustamento de Conduta negociado com o coletivo.
A Assamapab desde o início do movimento tem proposto, em diversas reuniões, a necessidade de se priorizar a elaboração de propostas técnicas alternativas de Manejo Ambiental (árvores, nascentes e animais), por isso tem realizado dias de campo com frequentadores interessados e técnicos especialistas convidados com o objetivo de construir alternativas sustentáveis e que respeitem o tombamento.
Neste momento seria oportuno que outros frequentadores participantes do movimento, com disponibilidade de tempo e com interesse no bem-estar dos animais que habitam o parque,  elaborassem, em caráter de urgência, em conjunto com especialistas (zootecnistas, veterinários, biólogos), um plano de manejo de animais a fim de ser incluído a tempo no Termo de Ajustamento de Conduta.


Nosso Parque


Diva Helena Marchesan – freqüentadora assídua há 12 anos


Moro próxima ao parque desde 1970. E o que me atraiu para que a visita ao Água Branca virasse um hábito foi o Bosque das Palmeiras. Para mim é um local mágico.
Mas tudo aqui é especial. É ótimo para caminhar.
Nós ficamos com medo das intervenções que estão ocorrendo, porque nada foi avisado, tudo é feito atrás dos tapumes, você não sabe o que está ocorrendo.
O que eu já vi não gostei. Que foi a trilha do Pau Brasil. Lá era um bosque bonito agora ficou vazio de árvores, então temos medo do que possa ocorrer.