domingo, 19 de setembro de 2010

Resumo da semana


Análise de parecer do promotor é destaque em reunião

Os freqüentadores reunidos neste sábado, 18/9, na sede da Assamapab, analisaram o texto do promotor do Meio Ambiente, Washington Luis Lincoln de Assis, que propõe a abertura de um Inquérito Civil Público.
No documento, o promotor aponta como problema o corte de árvores sem as devidas autorizações; é considerada indevida a remoção do sub-bosque da trilha do Pau Brasil; é vetada a construção de uma passarela na área do Bosque das Palmeiras e critica a “gestão do parque sem observância do princípio da gestão democrática... inexistência de comitê gestor com poderes deliberativos...”

ABAIXO-ASSINADO
Em 10 dias mais de 3.000 frequentadores assinaram o documento que pede a suspensão das obras que descaracterizam o parque e colocam em risco as nascentes. Este primeiro lote de abaixo assinados foi entregue, a presidente e  1ª Dama Deuzeni Goldman, ao governador , ao Ministério Público , ao Secretário da Agricultura e ao presidente do conselho e diretor do Parque  José Antonio Teixeira . Os freqüentadores esperam que a legislação sobre nascentes seja respeitada, assim como a que regula o corte de árvores e seja respeitado o tombamento do parque como patrimônio cultural, arquitetônico, cultural e ambiental.
A coleta de assinaturas continua e será feita nova entrega após o encerramento desta segunda fase de leitura e análise  dos laudos técnicos. É possível participar também através do abaixo-assinado nos blogs.
Os freqüentadores  neste sábado, criaram grupos de fiscalização para acompanhar o manejo das árvores , as obras nas nascentes e o manejo de animais. Se você tem interesse em participar faça sua inscrição via  e-mail para assamapab@uol.com.br iindicando seu nome completo,grupo que quer participar,  telefone  e email para contato. Os participantes do programa “Guardiões Ambientais do Parque da Água Branca participarão de um treinamento e receberão certificado de participação.

Finalmente  nesta sexta feira a ASSAMAPAB começou a ter acesso a alguns laudos técnicos do CONDEPHAAT, DAEE  a  respeito do Bosque das Palmeiras, nascentes ,obras de reforma dos prédios e portarias de acesso e o de  Iluminação noturna  . Faltam  serem disponibilizados ainda o projeto com  os laudos da “Trilha do Pau Brasil” , Reforma da área dos Pergolados e Bambuzal  e laudo técnico da CETESB sobre as obras na área das  nascentes

Nos próximos dias estaremos disponibilizando a ata da reunião dos frequentadores, os pareceres  técnicos do perito  do Ministério Público sobre as árvores e  as obras nas nascentes.

A Associação submeteu os projetos das obras do parque a um grupo de técnicos que deverá dar sua opinião e, quando for o caso, propor alternativas que garantam a integridade do patrimônio ambiental do parque.

Reunião SOS Mata Atlântica
 A Associação foi convidada a participar de uma reunião na sede da SOS Mata Atlântica nesta sexta-feira , 17/9, durante reunião do GT do Meio Ambiente do Movimento Nossa São Paulo. Lá, representantes da Assamapab e do s freqüentadores expuseram o que está ocorrendo no parque e a preocupação com a preservação do mesmo. O GT se solidarizou com o nosso movimento e ações conjuntas serão definidas.

A ASSAMAPAB   a pedido dos freqüentadores irá organizar a 4ª reunião pública no Parque a fim de promover o encontro  dos técnicos responsáveis pelos pareceres apresentados pelo órgãos governamentais ao Ministério Público :  CONDEPHAAT, DAEE E e  CETESB para esclarecer as dúvidas  dos freqüentadores em relação  as justificativas técnicas para prosseguimento das obras e intervenções em toda a área  do Bosque das Palmeiras e nascentes.

Será convidado ainda para outro encontro  entre  os frequentadores o responsável pelo paisagismo do Parque Sr. Palmieri

NÃO ESQUEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO, 25/9, ÀS 11H, TEMOS NOVA REUNIÃO
NA SEDE DA ASSAMAPAB