domingo, 6 de fevereiro de 2011

Neste sábado,19/02/11,das 10h às 13h, no auditório Paulinho Nogueira(arquibancadas) participe da reunião do Movimento SOS Parque da Água Branca

SAIBA COMO  FAZER UMA OBRA SEM PLANEJAMENTO! ACOMPANHE O ROTEIRO ABAIXO E FIQUE ATUALIZADO!  ESTILO: FAÇA VOCÊ MESMO TUDO AO MESMO TEMPO AGORA! 

-Sede da ASSAMAPAB continua fechada por que será?



 A Assamapab continua desde junho de 2010 com sua sede fechada em virtude das reformas que acontecem no conjunto de prédios em que nossa sede está instalada. Inclusive o acesso está impedido por obras na rua que dá acesso à entidade. Durante todo este período e até hoje estamos sem luz, água e telefone. Não há previsão de quando a sede poderá ser novamente utilizada e nenhum retorno quanto a isenção dos valores de alugueis a serem pagos pelo uso da sede que continuam sendo cobrados








-Bosque das Palmeiras e nascentes:

As obras ainda estão paradas agora aguardando o projeto alternativo apresentado pelos freqüentadores através da Assamapab e do engenheiro Titus. Neste momento o engenheiro voluntário Titus está terminando o detalhamento do projeto que será entregue para apreciação do promotor público e caso aprovado encaminhado para a direção do parque e DAEE a fim de proceder aos ajustes / alterações contratuais da obra que já havia sido realizadas

-Galeria de águas pluviais e rede de esgoto


Em função das chuvas há atraso no cronograma da obra que deverá só estar concluída em julho deste ano.É preciso evitar que os buracos avancem nas ruas do entorno das nascentes para não drená-las!



 -Trilha do Pau-Brasil:

Está pendente a recomposição do sub-bosque e até agora não foi entregue o mapeamento das árvores removidas e das replantadas naquele local .Recém inaugurados os canteiros  agora sofrem com as obras de drenagem que chegaram no entorno





-Espaço de leitura: o contrato com a OSIP Poesis que administra o espaço vai até julho deste ano, depois não sabemos se vai virar abóbora. Já há redução no horário de atendimento dos monitores e acesso ao acervo no local (somente até 18h)! Os guarda sóis já estão ficando encardidos sem manutenção!


-Contrato de jardinagem:



Segundo informações da diretoria do parque o contrato que inclui a manutenção dos jardins e podas de árvores é extensivo ao ano todo. Ou seja, sem garantia de perenidade da manutenção das áreas verdes a médio e longo prazo!







- Ampliação do Mugeo: o projeto de construção de uma nova ala do Museu de Geologia ainda é de desconhecimento dos usuários e suas entidades. As informações extra-oficiais são de que já houve o envio do projeto para o Condephaat e Compresp.É necessário que a Diretoria do Mugeo organize uma apresentação pública do projeto antes de iniciá-lo!


-Prédio do Dieese: O Fundo Social está utilizando o andar superior, mas a proposta do prédio virar uma biblioteca aberta ao público ainda não prosperou.


-Corte de árvores
 Segundo informações da diretoria do parque foram cortadas, com autorização, aproximadamente 22 árvores e replantadas outras 22 em diversas áreas do parque. Estamos no aguardo de um mapa detalhado dos locais de corte, replantio e autorizações legais e que técnico ficará responsável pela perenidade destas ações de manejo arbóreo a fim de evitar que mais árvores tenham que ser eliminadas por falta de acompanhamento técnico ao longo dos anos!


-Espaço de xadrez: a administração informa que os jogadores interessados poderão por ora retirar por empréstimo as peças para o jogo, mediante preenchimento de um cadastro na administração do parque.


- Espaço para taichi e outras práticas orientais “ O novo cercadinho da área de pic nic” foi criado recentemente sem a participação dos prof. voluntários e alunos praticantes. Por que será que ninguém gostou do novo “cercadinho” ? ..Com a suspensão das obras do Pergolado pelo Ministério Público ,alunos e profs irão continuar a fazer as atividades na área do Bambuzal!


-Tattersal:Até o momento não há divulgação da nova programação cultural para este ano desde que terminou a gestão da primeira dama anterior (Deuzeni Goldman) . A manutenção predial do espaço recém inaugurado irá se deteriorar como nas revitalizações anteriormente feitas no parque?


-Estacionamento: Os freqüentadores aguardam o agendamento de uma reunião prévia com a Secretaria da Agricultura, antes de abertura de licitação para a discussão de diversos aspectos relativos a quantidade de vagas, locais, cobrança etc.


-Pergolados: Com a paralisação do contrato pelo Ministério Público estamos no aguardo da possibilidade de modificação do objeto da licitação que seria apenas restauro, não mais de reforma e modificação do uso do espaço.


-Implantação de uma área arborizada na área do pavilhão 15, ex-circo de leilões



A Assamapab enviou ofício com a proposta e aguarda a abertura de negociações para que o parque ganhe uma nova área arborizada em lugar de ampliar vagas para estacionamento pago no parque!





-Projeto do novo aquário:


Está prometida a realização de uma reunião com o atual Conselho Consultivo e os freqüentadores para a apresentação detalhada do projeto de implantação do novo aquário do parque.

-Área de ginástica: está em discussão a instalação de uma nova área de ginástica no parque que possa ter aparelhos de uso coletivo para todas as idades. Esperamos que o local a ser definido seja primeiro discutido com os freqüentadores do parque


-Praça de Alimentação  
A licitação foi interrompida pelo tribunal de contas por irregularidades no edital de licitação e na infraestrutura do local escolhido para a implantação da praça. Aguardamos uma discussão pública sobre que alimentação queremos, que local e em quais condições e preços.Com as chuvas os novos espaços foram invadidos pelas fortes chuvas   mostrando deficiência técnica da obra e os móveis novos que já haviam sido comprados já  estão boiando e apodrecendo no local
-Os espaços “repaginados “ como “novos espaços Evento 1 Evento 2 e Espaço Multiuso
após as reformas já estão sendo adaptados “provisoriamente” para os funcionários da segurança. Dá para acreditar que apesar de tanta obra não planejaram um novo espaço para ser a base que abriga os seguranças: vestiário,armários, local para alimentação, banheiro etc.. aí então desativa-se os espaços “repaginados e “adapta-se provisoriamente para sempre” espaços tão nobres para esse fim. É o fim!


-Restaurante/refeitório?: está em obras um amplo prédio, junto a portaria da Ministro Godoy, que deverá abrigar o novo”chic” refeitório dos funcionários do parque, que hoje funciona embaixo do prédio da administração. Há possibilidade de este refeitório ser transformado em restaurante aberto ao público nos finais de semana e feriados. Já solicitamos “n” vezes ao diretor do Parque ,Sr Toninho Teixeira, uma reunião aberta a toda a comunidade para conhecermos detalhes do projeto e do edital antes de se iniciar o processo de licitação. Será que não seria melhor implantar ‘vale refeição” para que os funcionários fizessem suas refeições no entorno e neste maravilhoso espaço fosse transformado em mais um espaço cultural público e gratuito?


-Museu virtual da Agricultura Paulista: o museu que irá ocupar o local onde estava instalado o Centro de Referência Ambiental da Secretaria do meio Ambiente ainda não passou da fase preliminar de instalação. Esperamos que ele realmente possa ser um ganho cultural para os freqüentadores que perderam um importante espaço de informação ambiental com a saída do Centro e que foi restaurado com dinheiro público e que agora encontra-se fechado !

-Portaria da Ana Pimentel:
Deverá ser entregue nos próximos dias a nova portaria da Rua Ana Pimentel. A obra pelo seu estilo moderno se contrapõe ao estilo do parque , não teve aprovação dos freqüentadores e não previu uma base de apoio para os seguranças como havia anteriormente! Não previu ainda obras para melhorar a drenagem do lado externo da nova entrada evitando o lodaçal e a proliferação de dengue, ratos, baratas...Não previu a avaliação e acompanhamento fitosanitário das frondozas e belas árvores também ali localizadas para evitar que possam vir a cair sobre os frequentadores que acessarem oparque através dessa nova portaria!


-Manejo dos animais do Parque:

Até o momento a direção do parque não apresentou o técnico responsável pela alimentação diária bem como do acompanhamento veterinário dos mesmos.

-Obras já começam a causar danos nos prédios do entorno!
Alem dos grandes transtorno para a circulação dos freqüentadores do parque, portadores de necessidades especiais, crianças e do número considerável de idosos foram feitas todas ao mesmo tempo, sem sinalização apropriada, rasgando todas as principais ruas de acesso ao mesmo tempo, também os moradores do edifício Ana Pimentel (anexo ao Parque) estão sofrendo há mais de uma ano com o barulho fora de horário da movimentação de caminhões ( 7h às 23h30 e muitas vezes até de madrugada) no antigo estacionamento que se transformou em pateo de manobras .Além da poeira afetando a saúde de seus moradores agora estão vendo o risco de queda do muro que faz divisa com o parque ; o chão inclusive já apresenta também vários pontos com rachaduras!!!!Estas obras mostram claramente o lugar que o frequentador é considerado na escala de importância do Estado de São Paulo neste parque!


Participe este é o momento!
Vamos preservar o melhor da região em que moramos e melhorar aquilo que deve ser melhorado!
Fique por dentro dos detalhes dessas e outras ações sobre o parque e seu entorno nos blogs e deixe sempre sua opinião nos comentários :

http://www.amigosdoparqueaguabranca.blogspot.com/
ww.parquedaaguabranca.blogspot.com
http://www.movimentoaguabranca.blogspot.com/